domingo, 9 de junho de 2013

Experiência com a Leitura.

A minha experiência com a leitura começou quando eu era bem pequena, não sabia ainda o sentido da escola.Quando tinha por volta de uns 5 anos, minha mãe passou no concurso da Prefeitura do Embu para trabalhar como merendeira, naquela época  ela tinha apenas o ensino Fundamental I, mas sabia ler, escrever e calcular como se tivesse o Ensino Médio. Como não tinha ninguém para cuidar de mim e da minha irmã, ela nos levava todos os dias com ela, mesmo porque tinha sua comadre que era a caseira da escola e ficavamos com os filhos dela brincando.
Quando as salas de aula estavam vazias e que os alunos já haviam ido embora, minha mãe colocava nos dentro de uma sala, dava uma cartilha para cada um e fazia nos copiar todas as famílias que depois teríamos que ler.Como eu era a mais velha da turma me achava no direito de ensinar as crianças, mal sabia reconhecer todas as famílias, os desenhos que me ajudavam.
Na minha casa tinha muitas cartilhas que as professoras davam a minha mãe, ela pegava um caderno e copiava as letras para gente copiar novamente e assim foi que consegui ler,decorando em casa , sem ter frequentado uma escola, somente aos 7 anos que fui para 1° série lendo.
Isso marcou muito minha vida, até hoje quando encontro as amiguinhas que brincavamos de escolinha nas salas de aulas, como se eu fosse uma professora de verdade, damos muitas risadas.De todas as crianças que brinquei, apenas duas são professoras hoje, eu e Marli.
E como a vida e tão  engraçada , hoje me encontro como uma verdadeira professora, na frente da lousa despertando aos meus alunos o gosto pela leitura e a escrita.
Conto para eles essa história quando me perguntam, o porque eu escolhi ser professora, eles acham um máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário